Crescimento e Evolução
Pesquisa da Betway mostra que 50% das pessoas já contaram mentiras no processo seletivo

Uma pesquisa realizada pela Betway para comemorar o dia 1º de Abril mostra que 50% das pessoas já contaram mentiras no processo seletivo.
Temas como habilidades de trabalho e capacitações estão entre as principais mentiras do processo seletivo. Além disso, um levantamento realizado pela empresa de recolocação profissional DNA Outplacement em 2019 mostrou que, no Brasil, 48% dos currículos analisados tinham distorção no tema salário atual.
Existem alguns motivos que justificam os apontamentos não-verdadeiros na fase de contratação. De acordo com os entrevistados, 43% mentiu para tentar conseguir a primeira oportunidade profissional, enquanto 19% almejava mudar de setor.
Além de mentiras sobre habilidades, afirmações irreais sobre cursos superiores também são comuns, de acordo com a pesquisa. “Os candidatos colocam simplesmente o curso sem mencionar a data de início e fim, e quando perguntamos durante a entrevista, dizem que o curso está trancado”, relata Daniel Machado Campos Neto, 42, CEO da Consultoria de RH EDC Group em entrevista à Betway.
Confira aqui a entrevista completa!