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Pesquisa

Pesquisa EDC: Panorama do Home Office e dos Processos Seletivos On-line em 2020

Por EDC Group | Publicado em 12/02/2021

A EDC Group realizou no final de 2020 uma pesquisa para ajudar a entender melhor esse novo cenário de trabalho Home Office e os Processos Seletivos virtuais que permearam todo o ano. A pesquisa foi realizada com mais de 200 participantes e trouxe alguns números interessantes.

O resultado da pesquisa você pode conferir aqui:

 

Pesquisa aponta que mais de 62% dos brasileiros nunca haviam trabalhado de casa antes da pandemia

Levantamento divulgado pela EDC Group traz panorama sobre home office e processos seletivos on-line e ainda aponta que mais de 57% das pessoas preferem o regine de trabalho misto

Com a pandemia em 2020, as empresas tiveram que se adaptar, rapidamente, com os funcionários trabalhando de casa. Pesquisa recente realizada pela EDC Group, multinacional brasileira com atuação na área de consultoria e outsourcing de serviços, mostra que 63,2% dos brasileiros entrevistados nunca haviam trabalhado de casa antes da pandemia e 52,8% das pessoas encontraram mais produtividade trabalhando assim.

“O estudo revelou novas práticas de home office e processos seletivos on-line realizados em 2020, não necessariamente modelos inéditos, mas para muitas empresas e funcionários essa foi a primeira vez que as viram em suas rotinas. Esse levantamento nos mostrou dados bem interessantes, que devem ser levados em conta daqui para frente”, explica Daniel Machado de Campos Neto, CEO e founder da EDC Group.

 

Vantagens do Home Office

Trabalhar de casa oferece benefícios e desafios diferentes tanto para as empresas, quanto para as pessoas. Na pesquisa, foi questionado as vantagens e desvantagens desse modelo de trabalho aos participantes. Um dos principais ganhos identificados pelos entrevistados foi a economia de tempo com deslocamentos até a empresa.

•    81% dos entrevistados acreditam que um dos ganhos é poupar tempo com deslocamentos até a empresa;
•    49% gostam de poder se vestir de maneira mais confortável e acredita que isso influencia na produtividade;
•    44% ressaltaram a possibilidade para criar uma infraestrutura mais confortável (cadeira, acessórios etc.);
•    39% apontam a possibilidade de intercalar trabalho com tarefas domésticas como benefício.

Desvantagens do Home Office
•    41% dos entrevistados acreditam que a infraestrutura de casa é inferior à do escritório, prejudicando a produtividade;
•    38% têm dificuldades em respeitar o horário de trabalho ao atender ligações, fazer videochamadas e responder e-mails em horários muito diferentes do expediente habitual;
•    25% não possuem local adequado para trabalhar em casa com tranquilidade e acabam se concentrando menos;
•    15% não conseguem separar a vida profissional da vida pessoal e apontam que isso gera um estado constante de alerta, dificultando o descanso. 

O CEO ainda ressalta que com relação à desvantagem mais citada na pesquisa, a falta de infraestrutura em casa, os 56,7% dos respondentes afirmaram que a empresa não ajudou com essa questão de nenhuma forma. “Ainda temos muitos desafios com o home office, vemos que um dos principais é promover um ambiente mais confortável para o colaborador e entender qual é o papel das organizações dentro desse contexto”, explica o CEO.

 

Perspectivas do Processo Seletivo On-line

Os processos seletivos já tinham uma certa afinidade com o mundo digital, principalmente em grandes empresas. Contudo, até então a maioria dos processos seletivos mantinham a realização das etapas finais como presenciais.

Dinâmicas em grupo e entrevistas precisaram ser adaptadas para serem desenvolvidas de maneira remota. Antes da pandemia, 54,2% dos respondentes da pesquisa da EDC nunca tinham participado de um processo seletivo on-line.

Essa questão mudou para muita gente, 51,3% das pessoas participaram de pelo menos um processo seletivo à distância depois da pandemia, sendo que 20,3% participaram de mais de cinco.

 

Vantagens dos processos seletivos on-line
•    80% acredita que o processo seletivo on-line proporciona agilidade ao não demandar deslocamento até a empresa;
•    66% enxergam a praticidade como grande ganho, evitando a perda de tempo com a espera na recepção e até mesmo das respostas para próximas fases, é só acessar o link;
•    39% apontam a segurança, no mundo digital existem menos chances de acontecer algum imprevisto, como algum contratempo no trajeto até a entrevista;
•    Para 58% fazer o processo seletivo em casa proporciona mais confiança e segurança, melhorando o desempenho em relação aos processos presenciais.

Desvantagens dos processos seletivos on-line
•    46% não gostam da frieza gerada pelo digital e declaram não conseguir criar empatia com o entrevistador;
•    32% não possuem um local adequado em casa para a entrevista, que é atrapalhada por ruídos e conexão ruim de internet; 
•    29% reclamam de pouco tempo com o entrevistador, dizem que entrevista é muito curta, nunca sobra tempo para explicar competências e habilidades;
•    9% não veem nenhuma desvantagem.

Apesar de todas as desvantagens apontadas, 56,8% dos respondentes da pesquisa da EDC preferem o processo seletivo on-line e, durante a pandemia, 27,3% conseguiram emprego em processos realizados de forma remota.

Outro resultado do levantamento que merece destaque refere-se as dúvidas sobre a permanência destes novos formatos. “No caso do home office ainda existem diferentes incertezas. Em nossa pesquisa vimos que 42,1% dos entrevistados nem sabem se a empresa vai adotar o home office definitivamente ou não, suas empresas ainda não formalizaram como será a retomada”, informa Grazi Piva, Diretora-Executiva de Desenvolvimento de RH e Pessoas da EDC Group.

“Entretanto, em nossa pesquisa identificamos que 57,6% das pessoas preferem o regime de trabalho misto. Enquanto 20,7% preferem trabalhar presencialmente e 21,8% sempre em casa”, ressalta a executiva.

“Daqui para frente se torna ainda mais essencial acompanhar as tendências do mundo digital e conseguir trazer o colaborador para perto para abraçar mudanças necessárias. Não podemos esperar outra pandemia para escancarar atrasos e nos mostrar que é possível fazer diferente”, finaliza Campos Neto.

 

Metodologia
A empresa ouviu mais de 250 pessoas para entender, de maneira mais local, o que as pessoas estão achando do home office e dos processos seletivos on-line com suas vantagens e desvantagens. A pesquisa foi aberta e divulgada nas nossas redes sociais e para os currículos da base de dados da EDC Group.

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Seleção e RH

O que colocar e o que não colocar no currículo

O currículo é um documento essencial para qualquer profissional que está procurando um emprego. É uma ferramenta que permite que os recrutadores conheçam suas habilidades, experiências e qualificações.

Ao elaborar um currículo, é importante saber o que colocar e o que não colocar. Aqui estão algumas dicas:

O que colocar no currículo:

  • Dados pessoais: nome completo, cidade, telefone, e-mail e link do LinkedIn.
  • Objetivo profissional: uma breve descrição de seus objetivos profissionais.
  • Formação acadêmica: cursos de graduação, pós-graduação e outros cursos relevantes.
  • Experiência profissional: empregos anteriores, com datas, empresas, funções e responsabilidades.
  • Habilidades e competências: habilidades técnicas, habilidades pessoais e outras competências relevantes.
  • Idiomas: idiomas que você fala e escreve fluentemente.
  • Prêmios e reconhecimentos: prêmios e reconhecimentos que você recebeu.

O que não colocar no currículo:

Informações pessoais irrelevantes: endereço completo, estado civil, religião, número de filhos, etc.

Experiências irrelevantes para a vaga: experiências que não são relevantes para a vaga que você está se candidatando.

Habilidades obsoletas: habilidades que você não usa há muito tempo ou que não são relevantes para a vaga que você está se candidatando.

Referências profissionais: referências profissionais podem ser fornecidas posteriormente, após uma entrevista.

Ao preparar seu currículo, é importante manter o foco na vaga que você está se candidatando. Adapte seu currículo para destacar as habilidades e experiências que são mais relevantes para a vaga.

Também é importante revisar seu currículo cuidadosamente para garantir que não haja erros de ortografia ou gramática. Um currículo bem escrito e organizado fará uma ótima primeira impressão.

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Seleção e RH

Devo colocar experiências curtas no currículo?

A resposta a essa pergunta depende de alguns fatores, como a quantidade de experiências que você tem, o tempo de cada experiência e a relevância das experiências para a vaga que você está se candidatando.

Se você tem pouca experiência profissional, é importante colocar todas as experiências que você tem, mesmo que sejam curtas. Isso mostra que você tem experiência de trabalho e que está disposto a aprender e crescer.

Se você tem experiência profissional relevante para a vaga, também é importante colocar experiências curtas. Isso mostra que você tem as habilidades e conhecimentos necessários para a vaga.

No entanto, se você tem muitas experiências curtas, é importante considerar se é necessário colocar todas elas no currículo. Isso pode dar a impressão de que você é instável ou que não se adapta a ambientes de trabalho.

Se você decidir colocar experiências curtas no currículo, é importante destacar as conquistas e os resultados alcançados em cada experiência. Isso ajudará a mostrar que você é um profissional qualificado e que pode contribuir para a empresa.

Aqui estão algumas dicas para destacar experiências curtas no currículo:

  • Use verbos de ação fortes para descrever suas responsabilidades e conquistas.
  • Use números e dados para quantificar seus resultados.
  • Use frases concisas e claras para facilitar a leitura.

Ao seguir essas dicas, você pode destacar suas experiências curtas e aumentar suas chances de ser contratado.

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Seleção e RH

Diferença entre vocação e profissão

Vocação e profissão são dois conceitos que costumam ser confundidos, mas que têm significados diferentes. Vocação é algo que está dentro de nós, é aquilo que nos faz sentir realizados e felizes. Profissão, por outro lado, é o trabalho que exercemos para ganhar a vida.

A vocação é algo que nos chama, que nos puxa para uma determinada área. É algo que nos faz sentir bem, que nos dá prazer e satisfação. A profissão, por outro lado, é algo que escolhemos, muitas vezes por razões financeiras ou de status social.

Não é sempre que vocação e profissão se coincidem. Muitas pessoas encontram sua vocação no trabalho que exercem, mas nem sempre é assim. Há pessoas que exercem uma profissão que não tem nada a ver com sua vocação, mas que ainda assim são felizes e realizadas.

Ainda assim, é importante encontrar uma profissão que esteja alinhada com nossa vocação. Quando isso acontece, somos mais propensos a ser bem-sucedidos e a nos sentirmos realizados.

Aqui estão algumas dicas para encontrar sua vocação:

  • Reflita sobre suas habilidades e interesses. O que você gosta de fazer? O que você é bom?
  • Pesquise diferentes carreiras. Conheça diferentes opções e veja o que mais se encaixa em você.
  • Fale com pessoas que trabalham na área que você está interessado. Peça conselhos e dicas.

❌  Não tenha medo de experimentar. Não se limite a uma única opção. Experimente diferentes coisas e veja o que você mais gosta.

Achar sua vocação pode levar tempo e esforço, mas vale a pena. Quando você encontra sua vocação, você encontra um propósito para sua vida.

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