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BLOG · DICAS DA GRAZI

Olá,
Este é o blog DICAS DA GRAZI.

Ele foi especialmente criado para você aproveitar tudo que a Grazi - especialista no mercado de RH - tem para oferecer: dicas sobre contratação, profissionalização, aprimoramento pessoal, comportamento e o próprio mercado de RH.

Além disso, o blog tem sua versão no Instagram onde fica mais fácil você acompanhar as dicas e não perder nenhuma novidade. Segue lá também!

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14 Jun 2021

A avaliação 90 graus é um tipo de avaliação de desempenho realizada pela empresa em relação aos seus funcionários, para verificar se as suas atividades estão alinhadas com as expectativas da instituição. Em geral, a avaliação 90 graus é aplicada a indivíduos que ocupam funções de apoio e é realizada pelo gestor do departamento. Ela costuma ser direta e pode ser realizada por meio de formulários ou de uma reunião entre o profissional e o gestor responsável.

As empresas devem construir mecanismos que permitam que os formulários de avaliação sejam objetivos, evitando a construção de avaliações que não tenham valor para a instituição e que possam promover conflitos entre os profissionais.

14 Jun 2021

“Em tempo de pandemia o que o mundo mais precisa é de amor - faça pulsar a vida na veia de quem precisa!” Aline, Paulo, Sérgio, Ana e muitos outros estão aguardando por esse ato de generosidade. Vamos lá?

https://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/doesangue

 

Você sabia?

Em 2020, por causa da pandemia de covid-19, houve queda no número de doações de aproximadamente 20% (EBC, 2021). Atualmente a taxa de doação de sangue voluntária da população brasileira é de 1,6% (Ministério da Saúde).

Doe sangue.

07 Jun 2021

Através dos sentidos trocamos informação com mundo. Uma grande ideia não faz, literalmente, sentido se não for expressada e recebida por outras pessoas. Essa troca de experiências nos afeta, transforma, gera compromissos e nos permite desenvolver como indivíduos e sociedade. Compartilhe suas boas ideias e comunique-se de forma clara!

04 Jun 2021

A autoavaliação é uma etapa importante do trabalho e implica na avaliação de si mesmo realizada pelo profissional. Ela pode ser sugerida pelo RH ou pelo seu gestor e indica aspectos que ele pontua como positivos e negativos em sua prática profissional, bem como as possibilidades de melhoria das suas atividades. Ela pode ser realizada por meio de formulário eletrônico ou entrevista.

A autoavaliação deve ser discutida entre o funcionário e o gestor, de modo a contribuir com o desenvolvimento do profissional dentro da instituição e subsidiar a construção de um plano de carreira.

01 Jun 2021

O FUTURO DO RH 
Qual caminho você tem tomado? 

Segundo um estudo de 2020, envolvendo mais de 1300 executivos ao redor do mundo, a gestão de recursos humanos tem se orientado em 4 pilares:

  • Estabelecer e nutrir uma cultura inovadora alinhada e baseada no propósito organizacional.
  • Promover uma experiência engajadora do colaborador à experiência do consumidor.
  • Preparar os colaboradores para as competências do futuro, ou seja, capacitar para o trabalho com uso de recursos digitais. 
  • Investir em tecnologia analítica e capacitar para fornecer insights relevantes e baseados em evidências. 


Fonte: Future of HR 2020: Which path are you taking? KPMG International

28 Mai 2021

MIND: mente + SET: configurações = configurações da mente.

Mindset equivale aos nossos paradigmas, mapas mentais que nos servem de referência. Tanto para a realidade de “como as coisas são”, quanto para valores de “como as coisas deveriam ser”. Infelizmente, raramente nos questionamos sobre sua precisão. Cabe a nós nos questionar sobre a origem e relevância desses pontos de referência.

Fonte: “Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” de Stephen Covey

24 Mai 2021

Trata-se de uma sigla para o termo em inglês: As Soon As Possible (assim que possível). É usual entre líderes que desejam a construção de uma sensação de urgência para a entrega de um projeto. Ao descrever um projeto para a sua equipe, um gestor pode assinar a descrição do trabalho com ASAP, indicando que há urgência na entrega. O termo também pode estar indicado no assunto do e-mail enviado.

É importante que os gestores estejam comprometidos com a definição de cronogramas compartilhados com suas equipes, de modo que os projetos ASAP não estimulem uma corrida por resultados sem qualquer organização objetiva.

20 Mai 2021

O termo "adhocracia" é um neologismo que designa uma forma de trabalhar numa empresa ou organização que utiliza competências multidisciplinares, especializadas e transversais, para liderar missões específicas ou realizar projetos. Foi cunhado na década de 1960 por Warren Bennis e Phillip Slater. A Adhocracia foi popularizada por Robert Waterman Jr. em 1990. Ele a define como qualquer forma de organização que cruze as fronteiras burocráticas usuais para aproveitar oportunidades, resolver problemas e obter resultados.

As principais características da adhocracia são: 1) agrupar profissionais em unidades funcionais para atingir os objetivos definidos; 2) formar pequenas equipes para realizar seu projeto; 3) utilizar ajuste mútuo, que é o mecanismo chave de coordenação, dentro e entre as equipes.

As empresas que se fundamentam na adhocracia estimulam a construção de equipes eventuais que possam trabalhar juntas em grupos de projetos pouco formalizados, com significativa autonomia e estilo de gestão flexível, favorecendo a inovação, em oposição aos procedimentos e relações hierárquicas habitualmente vigentes. Portanto, a adhocracia se opõe à burocracia.

17 Mai 2021

17 de Maio é o Dia Internacional da INTERNET. Ele foi criado pela ONU em 2007 para promover a reflexão sobre as potencialidades das novas tecnologias nas nossas vidas. Então vamos seguir o conselho da ONU e parar um minutinho para pensar sobre tudo que só é possível fazermos via internet, como por exemplo, trabalhar ou se entreter em tempos de pandemia. Mas propomos um passo além: analisar quanto tempo vivemos em atividades online e procurar o equilíbrio com outras atividades que estamos deixando de lado. Você já parou pra pensar sobre isso? Tem estado mais tempo online ou offline? Consegue incluir mais atividades offline na sua rotina?

Viva a Internet! Apenas use com moderação.

10 Mai 2021

Quer ser mais produtivo?
1º Tenha clareza dos seus objetivos
2º Utilize ferramentas e metodologias adequadas 
3º Estimule um mindset de crescimento 
4º Cuide de suas energias físicas e mentais

Fonte: Livro - Produtividade para quem quer Tempo

05 Mai 2021

A API - ou Interface de Programação de Aplicação - representa um grupo de rotinas controladas por um software que permite que os dados gerados sejam compartilhados em outros aplicativos. Um exemplo de API está no uso de tecnologias para controle de pontos dos funcionários. Os funcionários utilizam uma máquina ou aplicativo para registro da entrada e saída do ambiente de trabalho e o setor de recursos humanos tem acesso a esses dados por meio de um sistema integrado. Tal sistema permite que sejam realizados cálculos de faltas e horas extras e gerado o contra-cheque do profissional. Os gestores de RH podem utilizar a API no cálculo dos índices de absenteísmo da empresa.

30 Abr 2021

Comum em empresas de tecnologias, um ambiente colaborativo é aquele no qual o conhecimento deve ser compartilhado entre os profissionais, estimulando a inovação e a criatividade.

Em uma empresa onde existe um conhecimento colaborativo, as descobertas são compartilhadas com as equipes para instrumentalizá-las no uso do conhecimento acumulado e na construção de produtos e serviços inovadores e agregadores de valor.

27 Abr 2021

Felicidade, segundo a Psicologia Positiva de Martin Seligman, é um conceito tão amplo quanto subjetivo. Porém ele defende que existem alguns pilares que fundamentam esse estado de consciência:

1. As emoções positivas contribuem para o bem-estar por meio de sensações agradáveis que aumentam nossa disposição energética e silenciam nossas preocupações. 
2. Atividades que nos engajam - como hobbies, trabalhos manuais, artísticos, esporte, entre outras - e que podem se configurar como lazer ou até profissão, proporcionam momentos com a sensação de “fluir”, experiências de atenção plena. Por esse motivo, ao mesmo tempo que nos desafiam, nos desenvolvem.
3. Somos seres sociáveis, não seríamos seres humanos sem a presença da sociedade. Sendo assim, precisamos conviver e trocar experiências com outras pessoas.
4. Nossa motivação se sustenta no sentido e propósito do que fazemos. Atitudes e comportamentos alinhados aos nossos princípios estimulam uma vida mais feliz.
5. O desenvolvimento contínuo, permite sermos capazes de atingir nossos objetivos. Ele é a chave para uma boa autoestima e níveis mais altos de satisfação com a vida.

fonte: PERMA | Martin Seligman

23 Abr 2021

O absenteísmo é definido como uma métrica de análise do número de faltas dos profissionais de uma empresa. Ele é calculado a partir do registro do número de ausentes em cada dia de trabalho.

Os índices de absenteísmo podem subsidiar reuniões de alinhamento com os funcionários a respeito da necessidade de pontualidade e assiduidade e mesmo em conversas particulares com os profissionais com maiores índices de faltas.

19 Abr 2021

A admissão se refere ao processo de formalização do vínculo empregatício. Trata-se de um momento que ocorre após o processo de seleção do profissional e que é finalizado na assinatura do contrato de trabalho.
BOAS PRÁTICAS: A empresa deve cumprir todo o processo de admissão definido para a vaga oferecida, incluindo o registro do vínculo na carteira de trabalho e definição do tipo de contrato: intermitente, temporário, por tempo indeterminado ou por tempo determinado, de acordo com a legislação vigente.

13 Abr 2021

Você quer alcançar metas cada vez maiores? Então comece definindo seu projeto e dividindo em partes factíveis. É importante ser fácil identificar o início e fim de cada fase, para que você possa identificar o progresso e internalizar que está avançando. E ao final do projeto todo lembre-se de comemorar a conquista. Do seu jeito.

01 Abr 2021

A EDC Group promoveu a pesquisa 'Panorama do Home Office e Processos Seletivos On-line em 2020' no final do ano passado e apresentamos um compilado dos resultados com a análise de Graziele Piva.

Confira aqui no site da EDC o artigo e o documento completo da pesquisa com os devidos destaques.

Acesse o resultado da pesquisa »

01 Abr 2021

Processos seletivos on-line não são mais novidade e são cada vez mais comuns. Separamos algumas dicas específicas para esse momento. Confira também o texto completo na nossa área de novidades.

VER MAIS +

01 Abr 2021

Em abril a EDC Group faz 11 anos. Parabéns a todos que fazem parte dessa caminhada!

30 Mar 2021

A EDC Group acaba de lançar uma novidade incrível para você: o Blog DICAS DA GRAZI!

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