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BLOG · DICAS DA GRAZI

Olá,
Este é o blog DICAS DA GRAZI.

Ele foi especialmente criado para você aproveitar tudo que a Grazi - especialista no mercado de RH - tem para oferecer: dicas sobre contratação, profissionalização, aprimoramento pessoal, comportamento e o próprio mercado de RH.

Além disso, o blog tem sua versão no Instagram onde fica mais fácil você acompanhar as dicas e não perder nenhuma novidade. Segue lá também!

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04 Ago 2021

Arquivo de Controle de Jornada para Efeito Fiscal (ACJEF)
Trata-se de um arquivo utilizado para o controle das jornadas dos profissionais, contribuindo com o pagamento de tributos associados à folha de pagamento e ao cálculo de horas extras, e descontos por absenteísmo e impontualidade. Ele é construído digitalmente, por meio do uso de softwares.

O gestor de RH deve fazer um acompanhamento sistemático e crítico desse processo, na medida em que o erro em cálculos trabalhistas pode gerar transtornos ao empregado e ao empregador, bem como o pagamento de multas pelas empresas.

30 Jul 2021

Em tradução do inglês, Assessment Management corresponde a "Gestão de Ativos". Trata-se de um conceito que permite submeter os candidatos a uma série de testes psicológicos para determinar se estão ou não aptos para a vaga. Geralmente, os vários candidatos são convidados a participar durante vários dias do processo de seleção. Durante este período, são acompanhados por 'avaliadores', observadores profissionais, que estiveram a maior parte do tempo envolvidos na preparação dos testes e que são responsáveis ​​pela avaliação final. A observação feita ao longo da sessão é tão importante como os resultados obtidos nas várias provas. O processo de seleção de trainees em grandes empresas costuma ser desenvolvido com base no Assessment Management.

A gestão de ativos deve ser adotada como modo de estabelecer processos de contratação que busquem o melhor aproveitamento dos recursos humanos, obtendo maior assertividade na seleção de profissionais que ocuparão funções importantes para a empresa. Ela também permite a execução de processos de seleção fundamentados em práticas isonômicas e que permitem a análise de diferentes habilidades e competências dos candidatos.

27 Jul 2021

A avaliação de desempenho é uma das principais ferramentas de gestão que visa analisar o desempenho de uma pessoa ou de um grupo de pessoas (geralmente em ambiente organizacional). Existem vários tipos de avaliação de desempenho, que envolvem análises do indivíduo e do desempenho da empresa como um todo.

As análises de desempenho não devem ser desprezadas ou arquivadas pelos gestores de RH. Elas podem ser utilizadas como métricas para a construção de planos de melhoria individuais e de equipes.

23 Jul 2021

Um acordo coletivo de trabalho é um acordo judicial celebrado entre um sindicato que representa uma ou mais categorias profissionais e as empresas. Ele está relacionado a normas que devem ser definidas para a relação trabalhista e pode estar associado a demissões voluntárias, demissões em massa, políticas salariais e remuneração por insalubridade, por exemplo.

Os acordos representam negociações entre profissionais e empresas e devem ser definidos de modo que ambos consigam o melhor aproveitamento da relação contratual. Durante a construção dos acordos, os representantes das empresas precisam ter uma escuta ativa em relação as demandas dos profissionais, de modo a evitar conflitos e paralisações de setores estratégicos.

19 Jul 2021

Um acidente de trabalho é aquele ocorrido no espaço onde o trabalho é desenvolvido e durante a jornada laboral, que cause lesão que conduza o trabalhador a dificuldade funcional, lesão física ou morte. Um trabalhador que seja contratado por uma loja e sofra um acidente durante o atendimento a um cliente terá caracterizado um acidente de trabalho. No entanto, se ele for até a loja como cliente em seu dia de folga e sofrer um acidente, este não será considerado um acidente de trabalho.

Em caso de acidente de trabalho, RH deve dar apoio psicológico e médico ao profissional, assegurando o cumprimento da legislação em relação ao seu período de convalescença.

02 Jul 2021

Na avaliação de competências, o profissional é avaliado por todos os atores envolvidos com o seu trabalho, o que inclui os gestores, colegas, clientes externos e fornecedores. 

Para que esta avaliação seja construída de maneira eficiente, o RH define, em parceria com o gestor, quais são as competências e habilidades que devem ser avaliadas, de modo a construir uma ferramenta de avaliação objetiva e baseada na análise estrita de características profissionais. Os dados são sintetizados em formulários respondidos pelos envolvidos na análise e o feedback é posteriormente compartilhado com o profissional.

28 Jun 2021

Junho é o mês da diversidade. Ele foi escolhido para representar a diversidade porque no dia 28 de junho é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, ou simplesmente Dia do Orgulho Gay. A data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos, e o dia 28 foi escolhido para representar essa luta porque em 28 de junho de 1969 um episódio marcante na luta da comunidade gay pelos seus direitos aconteceu: a Rebelião de Stonewall Inn. Uma série de invasões da polícia de Nova York aconteceu nos bares que eram frequentados por homossexuais, eles eram presos e sofriam represálias. A partir de então a comunidade gay passou a organizar vários protestos em favor dos direitos dos homossexuais em várias cidades norte-americanas. A 1ª Parada do Orgulho Gay aconteceu no ano seguinte: em 1970. A Revolta de Stonewall Inn é tida como o "marco zero" do movimento de igualdade civil dos homossexuais no século XX.

A diversidade só agrega no ambiente corporativo. Aproveitemos essa riqueza de variedade de histórias e, principalmente, pontos de vista para compor a imagem mais autêntica possível do nosso propósito, como organizações sociais, sociedade e seres humanos.

24 Jun 2021

A avaliação 180 é uma avaliação mútua, na qual os gestores avaliam os seus liderados e são avaliados por eles. Ela costuma ser realizada por meio de formulário.

Para que não ocorram animosidades relacionadas às avaliações, é importante que a empresa se dedique a estabelecer uma cultura voltada ao feedback, comunicando previamente aos funcionários como a avaliação será realizada e garantindo a confidencialidade da autoria da avaliação em relação ao gestor.

22 Jun 2021

Junho é o Mês do Orgulho LGBTQIA+. E por que citar e divulgar isso ainda é tão importante? A data do Dia Internacional do Orgulho LGBT é 28 de junho, dia em que aconteceu a Rebelião de Stonewall nos Estados Unidos, em 1969, quando ser gay era crime em boa parte dos EUA. Estamos fazendo esse post uma semana antes para nos informamos mais e melhor e sempre alimentarmos o respeito a todos os seres humanos, do jeito que são. Sempre!

14 Jun 2021

A avaliação 90 graus é um tipo de avaliação de desempenho realizada pela empresa em relação aos seus funcionários, para verificar se as suas atividades estão alinhadas com as expectativas da instituição. Em geral, a avaliação 90 graus é aplicada a indivíduos que ocupam funções de apoio e é realizada pelo gestor do departamento. Ela costuma ser direta e pode ser realizada por meio de formulários ou de uma reunião entre o profissional e o gestor responsável.

As empresas devem construir mecanismos que permitam que os formulários de avaliação sejam objetivos, evitando a construção de avaliações que não tenham valor para a instituição e que possam promover conflitos entre os profissionais.

14 Jun 2021

“Em tempo de pandemia o que o mundo mais precisa é de amor - faça pulsar a vida na veia de quem precisa!” Aline, Paulo, Sérgio, Ana e muitos outros estão aguardando por esse ato de generosidade. Vamos lá?

https://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/doesangue

 

Você sabia?

Em 2020, por causa da pandemia de covid-19, houve queda no número de doações de aproximadamente 20% (EBC, 2021). Atualmente a taxa de doação de sangue voluntária da população brasileira é de 1,6% (Ministério da Saúde).

Doe sangue.

07 Jun 2021

Através dos sentidos trocamos informação com mundo. Uma grande ideia não faz, literalmente, sentido se não for expressada e recebida por outras pessoas. Essa troca de experiências nos afeta, transforma, gera compromissos e nos permite desenvolver como indivíduos e sociedade. Compartilhe suas boas ideias e comunique-se de forma clara!

04 Jun 2021

A autoavaliação é uma etapa importante do trabalho e implica na avaliação de si mesmo realizada pelo profissional. Ela pode ser sugerida pelo RH ou pelo seu gestor e indica aspectos que ele pontua como positivos e negativos em sua prática profissional, bem como as possibilidades de melhoria das suas atividades. Ela pode ser realizada por meio de formulário eletrônico ou entrevista.

A autoavaliação deve ser discutida entre o funcionário e o gestor, de modo a contribuir com o desenvolvimento do profissional dentro da instituição e subsidiar a construção de um plano de carreira.

01 Jun 2021

O FUTURO DO RH 
Qual caminho você tem tomado? 

Segundo um estudo de 2020, envolvendo mais de 1300 executivos ao redor do mundo, a gestão de recursos humanos tem se orientado em 4 pilares:

  • Estabelecer e nutrir uma cultura inovadora alinhada e baseada no propósito organizacional.
  • Promover uma experiência engajadora do colaborador à experiência do consumidor.
  • Preparar os colaboradores para as competências do futuro, ou seja, capacitar para o trabalho com uso de recursos digitais. 
  • Investir em tecnologia analítica e capacitar para fornecer insights relevantes e baseados em evidências. 


Fonte: Future of HR 2020: Which path are you taking? KPMG International

28 Mai 2021

MIND: mente + SET: configurações = configurações da mente.

Mindset equivale aos nossos paradigmas, mapas mentais que nos servem de referência. Tanto para a realidade de “como as coisas são”, quanto para valores de “como as coisas deveriam ser”. Infelizmente, raramente nos questionamos sobre sua precisão. Cabe a nós nos questionar sobre a origem e relevância desses pontos de referência.

Fonte: “Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” de Stephen Covey

24 Mai 2021

Trata-se de uma sigla para o termo em inglês: As Soon As Possible (assim que possível). É usual entre líderes que desejam a construção de uma sensação de urgência para a entrega de um projeto. Ao descrever um projeto para a sua equipe, um gestor pode assinar a descrição do trabalho com ASAP, indicando que há urgência na entrega. O termo também pode estar indicado no assunto do e-mail enviado.

É importante que os gestores estejam comprometidos com a definição de cronogramas compartilhados com suas equipes, de modo que os projetos ASAP não estimulem uma corrida por resultados sem qualquer organização objetiva.

20 Mai 2021

O termo "adhocracia" é um neologismo que designa uma forma de trabalhar numa empresa ou organização que utiliza competências multidisciplinares, especializadas e transversais, para liderar missões específicas ou realizar projetos. Foi cunhado na década de 1960 por Warren Bennis e Phillip Slater. A Adhocracia foi popularizada por Robert Waterman Jr. em 1990. Ele a define como qualquer forma de organização que cruze as fronteiras burocráticas usuais para aproveitar oportunidades, resolver problemas e obter resultados.

As principais características da adhocracia são: 1) agrupar profissionais em unidades funcionais para atingir os objetivos definidos; 2) formar pequenas equipes para realizar seu projeto; 3) utilizar ajuste mútuo, que é o mecanismo chave de coordenação, dentro e entre as equipes.

As empresas que se fundamentam na adhocracia estimulam a construção de equipes eventuais que possam trabalhar juntas em grupos de projetos pouco formalizados, com significativa autonomia e estilo de gestão flexível, favorecendo a inovação, em oposição aos procedimentos e relações hierárquicas habitualmente vigentes. Portanto, a adhocracia se opõe à burocracia.

17 Mai 2021

17 de Maio é o Dia Internacional da INTERNET. Ele foi criado pela ONU em 2007 para promover a reflexão sobre as potencialidades das novas tecnologias nas nossas vidas. Então vamos seguir o conselho da ONU e parar um minutinho para pensar sobre tudo que só é possível fazermos via internet, como por exemplo, trabalhar ou se entreter em tempos de pandemia. Mas propomos um passo além: analisar quanto tempo vivemos em atividades online e procurar o equilíbrio com outras atividades que estamos deixando de lado. Você já parou pra pensar sobre isso? Tem estado mais tempo online ou offline? Consegue incluir mais atividades offline na sua rotina?

Viva a Internet! Apenas use com moderação.

10 Mai 2021

Quer ser mais produtivo?
1º Tenha clareza dos seus objetivos
2º Utilize ferramentas e metodologias adequadas 
3º Estimule um mindset de crescimento 
4º Cuide de suas energias físicas e mentais

Fonte: Livro - Produtividade para quem quer Tempo

05 Mai 2021

A API - ou Interface de Programação de Aplicação - representa um grupo de rotinas controladas por um software que permite que os dados gerados sejam compartilhados em outros aplicativos. Um exemplo de API está no uso de tecnologias para controle de pontos dos funcionários. Os funcionários utilizam uma máquina ou aplicativo para registro da entrada e saída do ambiente de trabalho e o setor de recursos humanos tem acesso a esses dados por meio de um sistema integrado. Tal sistema permite que sejam realizados cálculos de faltas e horas extras e gerado o contra-cheque do profissional. Os gestores de RH podem utilizar a API no cálculo dos índices de absenteísmo da empresa.

30 Abr 2021

Comum em empresas de tecnologias, um ambiente colaborativo é aquele no qual o conhecimento deve ser compartilhado entre os profissionais, estimulando a inovação e a criatividade.

Em uma empresa onde existe um conhecimento colaborativo, as descobertas são compartilhadas com as equipes para instrumentalizá-las no uso do conhecimento acumulado e na construção de produtos e serviços inovadores e agregadores de valor.

27 Abr 2021

Felicidade, segundo a Psicologia Positiva de Martin Seligman, é um conceito tão amplo quanto subjetivo. Porém ele defende que existem alguns pilares que fundamentam esse estado de consciência:

1. As emoções positivas contribuem para o bem-estar por meio de sensações agradáveis que aumentam nossa disposição energética e silenciam nossas preocupações. 
2. Atividades que nos engajam - como hobbies, trabalhos manuais, artísticos, esporte, entre outras - e que podem se configurar como lazer ou até profissão, proporcionam momentos com a sensação de “fluir”, experiências de atenção plena. Por esse motivo, ao mesmo tempo que nos desafiam, nos desenvolvem.
3. Somos seres sociáveis, não seríamos seres humanos sem a presença da sociedade. Sendo assim, precisamos conviver e trocar experiências com outras pessoas.
4. Nossa motivação se sustenta no sentido e propósito do que fazemos. Atitudes e comportamentos alinhados aos nossos princípios estimulam uma vida mais feliz.
5. O desenvolvimento contínuo, permite sermos capazes de atingir nossos objetivos. Ele é a chave para uma boa autoestima e níveis mais altos de satisfação com a vida.

fonte: PERMA | Martin Seligman

23 Abr 2021

O absenteísmo é definido como uma métrica de análise do número de faltas dos profissionais de uma empresa. Ele é calculado a partir do registro do número de ausentes em cada dia de trabalho.

Os índices de absenteísmo podem subsidiar reuniões de alinhamento com os funcionários a respeito da necessidade de pontualidade e assiduidade e mesmo em conversas particulares com os profissionais com maiores índices de faltas.

19 Abr 2021

A admissão se refere ao processo de formalização do vínculo empregatício. Trata-se de um momento que ocorre após o processo de seleção do profissional e que é finalizado na assinatura do contrato de trabalho.
BOAS PRÁTICAS: A empresa deve cumprir todo o processo de admissão definido para a vaga oferecida, incluindo o registro do vínculo na carteira de trabalho e definição do tipo de contrato: intermitente, temporário, por tempo indeterminado ou por tempo determinado, de acordo com a legislação vigente.

13 Abr 2021

Você quer alcançar metas cada vez maiores? Então comece definindo seu projeto e dividindo em partes factíveis. É importante ser fácil identificar o início e fim de cada fase, para que você possa identificar o progresso e internalizar que está avançando. E ao final do projeto todo lembre-se de comemorar a conquista. Do seu jeito.

01 Abr 2021

A EDC Group promoveu a pesquisa 'Panorama do Home Office e Processos Seletivos On-line em 2020' no final do ano passado e apresentamos um compilado dos resultados com a análise de Graziele Piva.

Confira aqui no site da EDC o artigo e o documento completo da pesquisa com os devidos destaques.

Acesse o resultado da pesquisa »

01 Abr 2021

Processos seletivos on-line não são mais novidade e são cada vez mais comuns. Separamos algumas dicas específicas para esse momento. Confira também o texto completo na nossa área de novidades.

VER MAIS +

01 Abr 2021

Em abril a EDC Group faz 11 anos. Parabéns a todos que fazem parte dessa caminhada!

30 Mar 2021

A EDC Group acaba de lançar uma novidade incrível para você: o Blog DICAS DA GRAZI!

Ele foi especialmente criado para você aproveitar tudo que a Grazi - especialista no mercado de RH - tem para oferecer: dicas sobre contratação, profissionalização, aprimoramento pessoal, comportamento e o próprio mercado de RH.

Além disso, o blog tem uma versão no Instagram onde fica mais fácil você acompanhar as dicas e não perder nenhuma novidade.

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