Crescimento e Evolução

A Conexão da Indústria 4.0 com a filosofia LEAN

As tecnologias da Indústria 4.0 transformaram as configurações industriais atuais a um nível nunca visto antes. Enquanto isso, aplicações predominantes de ferramentas e técnicas Lean nos últimos 20 anos reduziram drasticamente desperdícios que vão desde a produção no chão de fábrica até processos corporativos multifuncionais.


O momento agora é o de explorar esses dois cenários, as ligações entre as ferramentas Lean e as tecnologias da Indústria 4.0, e perceber como a implementação simultânea desses dois universos afeta o desempenho operacional das fábricas.


Todo o potencial das práticas Lean e as melhorias que elas proporcionam são ainda mais úteis e evidentes quando exploram as tecnologias da Indústria 4.0 como redes sem fio, computação em nuvem e realidade virtual (VR). As inúmeras possibilidades resultantes dessa união precisam ser melhor aproveitadas pela indústria.


Por exemplo, um sistema de suporte à decisão Kanban (uma ferramenta Lean importante) pode ser baseado em nuvem (computação em nuvem) como um demonstrador do mundo real para a integração de uma tecnologia da Indústria 4.0. Um outro exemplo seria mapear em um A3 o problema e aplicar soluções com o uso de AI (tecnologia 4.0), como o posicionamento de estoque móvel conectado com AGVs (robôs manipuladores de estoque).


Ferramentas Lean são essenciais para desbloquear o potencial da Indústria 4.0 e evitar a automação de desperdícios. Novas tecnologias digitais são essenciais para atingir níveis mais altos de impacto das iniciativas enxutas. Para atingir o próximo nível de excelência operacional, as empresas não podem depender apenas de ferramentas Lean ou tecnologias da Indústria 4.0 aplicadas isoladamente. Os fabricantes que dominarem a capacidade de combinar esses dois fatores serão os campeões de excelência operacional nos próximos anos.


Lucas Reali
Gerente de Negócios

VEJA MAIS NOVIDADES

Usamos cookies para personalizar o conteúdo, acompanhar anúncios e oferecer uma experiência de navegação mais segura a você. Ao continuar navegando em nosso site você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Privacidade e saiba mais.