Seleção e RH

5 dicas para participar de um processo seletivo on-line

O processo seletivo a distância tem sido um recurso muito usado durante a pandemia, e tudo indica que veio para ficar, mesmo após o relaxamento do isolamento. Uma pesquisa interna constatou que grandes empresas estão adotando este formato e obtendo bons resultados.

 

“Acredito que este modelo vai se tornar uma tendência dentro das organizações, pois além de ser mais prático, traz uma série de benefícios, como redução de custos, otimização de tempo, entre outros”, afirma Daniel Machado de Campos Neto, nosso CEO e fundador.

 

Por este motivo, separamos cinco dicas importantes para ajudar os candidatos a se saírem bem em um processo seletivo on-line. Confira:

 

  • Pontualidade

Se nos processos seletivos presenciais ser pontual era sinônimo de ser educado, agora, estar disponível no horário combinado é essencial;

 

  • Celular x computador

Dê preferência para o computador na hora de fazer a entrevista. Com ele, a câmera fica fixa e as mãos livres. Lembrando que a comunicação corporal demonstra seu estado de espírito. Segurar o celular é uma desvantagem no processo seletivo;

 

  • Aparência

Apesar de estar em casa, a boa aparência continua sendo importante para a entrevista. É claro que não há necessidade de terno, gravata etc. Uma roupa mais formal e séria é ideal;

 

  • Interrupções

Durante a reunião pode ocorrer algo inesperado, como o interfone tocar, um filho entrar no quarto, o cachorro latir etc. Recomenda-se, ao invés de fingir que não está acontecendo nada, avisar o recrutador e pedir licença para solucionar o ocorrido e voltar para a entrevista. 

 

  • Ambiente

A escolha do local para realizar a vídeoconferência pode contribuir positivamente em vários aspectos. Busque um local silencioso, bem iluminado, com fundo branco ou liso e com poucas interferências visuais, para evitar distrações que tirem o foco da conversa.

 

“É claro que não podemos deixar de lado as ações básicas, como: testar a conexão da Internet, a câmera de vídeo, o microfone e instalar o aplicativo a ser usado, antes da entrevista.”, afirma nosso CEO finalizando as dicas.

VEJA MAIS NOVIDADES

Usamos cookies para personalizar o conteúdo, acompanhar anúncios e oferecer uma experiência de navegação mais segura a você. Ao continuar navegando em nosso site você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Privacidade e saiba mais.