ESG & Responsabilidade
EDC Green em prática · Sem copos plásticos descartáveis
Entre as muitas ações que a EDC faz em seu processo de qualidade e melhoria contínua, o cuidado com ações sustentáveis tem foco e realizações concretas.
Desde o ano passado os copos plásticos foram substituídos por copos de vidro e xícaras para os clientes e squeezes para os funcionários.
As ações levam em conta as inúmeras desvantagens e problemas que o consumo de plásticos descartáveis acarreta ao nosso meio. O volume de unidades diárias de copos por funcionário acaba sendo muito alto em cada expediente diário. Os copos plásticos demoram muito para se decompor e dificilmente são coletados para reciclagem.
Atualmente o copo plástico é o resíduo sólido urbano menos reciclado em todo o planeta. O baixo custo de mercado e custos elevados de mecanismos de reciclagem colaboram para que este processo não seja adotado pela indústria.
Além de não serem facilmente recicláveis a produção dos copos descartáveis consome até 3 litros de água por copo que acaba sendo usado uma única vez e descartado logo em seguida. Utilizando copos permanentes também há consumo de água a cada lavagem, mas são consumidos apenas 300 ml.
Os copos de café ainda tem uma outra desvantagem: eles possuem em sua composição uma substância chamada Estireno, e segundo uma pesquisa desenvolvida pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), em contato com o café quente, o copo pode soltar uma quantidade das substância considerada não segura pelo Ministério da Saúde, sendo uma substância potencialmente cancerígena.
Por estes e outros motivos a EDC resolveu tomar medidas práticas e aboliu o uso de copos plásticos, assim como outras ações focadas em sustentabilidade e um mundo melhor para todos.
Que tal copiar a ideia e evitar o uso de copos plásticos em todos os ambientes que frequentamos?