EDC explica
Checklist: o que não pode faltar no seu currículo
As dicas para criação de currículos parecem sempre as mesmas porque essencialmente há mesmo um grupo de informações que é considerado “obrigatório”. O que fazemos aqui é reuni-los como um checklist para você não se perder em nenhum detalhe:
- Inicie sempre pelas informações pessoais – nome, e-mail, telefone (com DDD), idade, cidade e estado onde mora – reunidas em único bloco. Endereço completo é relevante em cidade grandes. Verifique sempre todas as informações e mantenha-as atualizadas.
- Faça um breve resumo sobre seus conhecimentos adquiridos em todas suas experiências profissionais ressaltando pontos importantes das suas realizações.
- Relate suas experiências profissionais ordenando da mais recente/atual para a mais antiga, com período mês/ano e cargo – descreva quais eram suas atividades na função, quais resultados alcançou e como se destacou (projetos desenvolvidos). Explique de forma clara suas qualificações e atividades em cada experiência profissional.
- Em Formação Acadêmica também ordene da mais atual para a mais antiga. Sempre cite: o curso, ano de formação (ou quando irá se formar) e a instituição. Cite também os cursos extras realizados na sua vida profissional, estes são bem requisitados e considerados diferenciais para oportunidades e avaliações dos recrutadores.
- Ao citar idiomas não esqueça de colocar o nível de conhecimento (básico, intermediário ou avançado).
- Escolha uma fonte simples, de fácil leitura e seja suscinto.
- Edite constantemente seu currículo dando ênfase aos dados que sejam relevantes para a vaga que você está buscando hoje como profissional.
Focando no objetivo, que é conseguir a vaga, você saberá o que é mais importante citar e como ser assertivo.
Boa sorte!