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O Papel da Excelência Operacional nos processos de Melhoria de Performance
Excelência operacional é a execução da estratégia de negócios de forma mais consistente e confiável, com menor risco operacional, menores custos, aumento das receitas ou eficiência de um departamento ou site de manufatura. São necessários modelos de negócios em rápida mudança impulsionados pelas tecnologias. Estas podem ser complexas como: implementação de AGVs, treinamento por realidade virtual, digitalização dos processos; ou mais simples como: pequenas melhorias para redução de desperdícios e melhoria de FTQ. Excelência operacional também pode ser compreendida como excelência de execução.
Algumas das principais metodologias de processos para mapeamento e tomadas de ação são: Manufatura Enxuta, Six Sigma, Kaizen, Balanced Scorecard e outras similares.
O foco da Excelência Operacional vai além dos métodos tradicionais de melhoria contínua e visa implementar uma mudança de longo prazo na cultura organizacional. As empresas em busca da Excelência Operacional fazem duas coisas significativamente diferentes das demais empresas: gerenciam seus processos de negócios e operacionais sistematicamente e investem no desenvolvimento da cultura certa analisando o negócio em todo o seu Value Stream e não apenas em silos ou departamentos funcionais específicos da organização.
A Excelência Operacional se manifesta por meio do desempenho integrado em receita, custo e risco. Busca atender às expectativas do cliente por meio da melhoria contínua dos processos operacionais e da cultura da organização. Essa cultura é construída sobre princípios de atitude questionadora, resolução de problemas, mentalidade de melhoria contínua diária e trabalho em equipe orientado a processos. Ao utilizar os métodos e ferramentas indicados as organizações passam por uma transformação de negócios de ponta a ponta. E bons resultados são visíveis muito brevemente.
José Cristiano Gregório
Gerente de Negócios

Atitude simples: usar os dois lados do papel
Uma atitude simples, sustentável e eficaz passou a ser adotada por todos na EDC desde 2019: imprimir dos dois lados do papel.
É tão simples e fácil que todos devemos pensar por que não adotamos essa atitude antes. É algo que devemos tentar aplicar também em casa e em outras situações do cotidiano.
Segundo a revista The Economist, por ano, cada brasileiro consome em média 40 kg de papel, o que corresponde a 1,29 árvores/ano. Havia uma expectativa que a maior utilização de computadores e da internet fizesse com que o consumo do papel diminuísse com o passar dos anos, porém, desde o começo da década de 60 o consumo de papel aumentou cerca de cinco vezes, ao ponto de utilizarmos, em todo o mundo, 1 bilhão de toneladas de papel por dia.
Então, entre tantas pequenas ações diárias que podemos repetir essa pode ser mais uma. No dia a dia do escritório já é hábito, e a EDC espera que o hábito permaneça fora dela, com todos habituando-se a fazer o mesmo em casa e onde mais for possível.

EDC Green em prática · Sem copos plásticos descartáveis
Entre as muitas ações que a EDC faz em seu processo de qualidade e melhoria contínua, o cuidado com ações sustentáveis tem foco e realizações concretas.
Desde o ano passado os copos plásticos foram substituídos por copos de vidro e xícaras para os clientes e squeezes para os funcionários.
As ações levam em conta as inúmeras desvantagens e problemas que o consumo de plásticos descartáveis acarreta ao nosso meio. O volume de unidades diárias de copos por funcionário acaba sendo muito alto em cada expediente diário. Os copos plásticos demoram muito para se decompor e dificilmente são coletados para reciclagem.
Atualmente o copo plástico é o resíduo sólido urbano menos reciclado em todo o planeta. O baixo custo de mercado e custos elevados de mecanismos de reciclagem colaboram para que este processo não seja adotado pela indústria.
Além de não serem facilmente recicláveis a produção dos copos descartáveis consome até 3 litros de água por copo que acaba sendo usado uma única vez e descartado logo em seguida. Utilizando copos permanentes também há consumo de água a cada lavagem, mas são consumidos apenas 300 ml.
Os copos de café ainda tem uma outra desvantagem: eles possuem em sua composição uma substância chamada Estireno, e segundo uma pesquisa desenvolvida pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), em contato com o café quente, o copo pode soltar uma quantidade das substância considerada não segura pelo Ministério da Saúde, sendo uma substância potencialmente cancerígena.
Por estes e outros motivos a EDC resolveu tomar medidas práticas e aboliu o uso de copos plásticos, assim como outras ações focadas em sustentabilidade e um mundo melhor para todos.
Que tal copiar a ideia e evitar o uso de copos plásticos em todos os ambientes que frequentamos?

Entrevista para o Jornal A TARDE da Bahia
Daniel Machado de Campos Neto · diretor executivo da EDC Group · foi fonte de uma entrevista sobre o mercado automotivo e a comparação da crise de 2008 com a crise atual no Jornal A Tarde da Bahia.
Confira o trecho abaixo.

Destaque na Coluna Alto Escalão - Jornal O Estado de S. Paulo
Entre as inúmeras ações do atual processo de crescimento da EDC está o investimento em perfis estratégicos. E um desses perfis teve destaque especial na mídia especializada do setor.
A chegada do nosso novo diretor-executivo, Alessandro Alves, como parte do projeto de expansão do grupo, foi destaque na coluna Alto Escalão, do jornal O Estado de S. Paulo, uma das principais do mercado de Carreiras: https://economia.estadao.com.br/blogs/radar-do-emprego/alto-escalao-novo-lider-na-ge-healthcare-2/