Nosso blog
Entrevista para o Jornal A TARDE da Bahia
Daniel Machado de Campos Neto · diretor executivo da EDC Group · foi fonte de uma entrevista sobre o mercado automotivo e a comparação da crise de 2008 com a crise atual no Jornal A Tarde da Bahia.
Confira o trecho abaixo.
Destaque na Coluna Alto Escalão - Jornal O Estado de S. Paulo
Entre as inúmeras ações do atual processo de crescimento da EDC está o investimento em perfis estratégicos. E um desses perfis teve destaque especial na mídia especializada do setor.
A chegada do nosso novo diretor-executivo, Alessandro Alves, como parte do projeto de expansão do grupo, foi destaque na coluna Alto Escalão, do jornal O Estado de S. Paulo, uma das principais do mercado de Carreiras: https://economia.estadao.com.br/blogs/radar-do-emprego/alto-escalao-novo-lider-na-ge-healthcare-2/
Na mídia: "EDC Group abre vagas para a área automotiva em Indaiatuba"
O conteúdo da EDC reverberou na mídia digital:
Vagas para a área automotiva em Indaiatuba
O texto fez parte de publicações como:
Press Release - EDC Group abre vagas para a área automotiva em Indaiatuba
A consultoria busca profissionais para atuar na função de operador multifuncional de produção IV B em multinacional da cidade
A EDC Group, multinacional brasileira com atuação na área de consultoria e outsourcing de serviços, está com vagas abertas para a área automotiva, em Indaiatuba, interior de São Paulo. As oportunidades são para a função de Operador Multifuncional de Produção IV B, para uma multinacional da cidade, com faixa salarial entre R$ 2000 e R$ 2300.
A empresa busca candidatos com ensino médio completo, experiência em indústrias, na parte de operação e controle dos equipamentos de produção, bem como abastecimento das linhas de produção, alimentação das máquinas, e reposição e separação de materiais para reaproveitamento. Além destas atividades, o profissional ficará responsável pelo suporte na realização de manutenção e limpeza em equipamentos e por auxiliar o processo inicial ao processo final.
As vagas são temporárias, com duração prevista de 9 meses. O candidato precisa ter disponibilidade para atuar em um dos três turnos da indústria. Para se candidatar, basta acessar o site www.edcgroup.com.br, entrar em “área do candidato”, fazer a busca pelo título da vaga e preencher seus dados.
Com sede em São Paulo (SP), a EDC Group abriu recentemente sua filial em Indaiatuba (SP). “Atuamos no mercado brasileiro há mais de 10 anos, temos mais de 150 consultores voltados para o atendimento do setor automotivo e indústria. Estamos chegando na cidade para ajudar na retomada e crescimento da economia local, gerando empregos para população e ajudando as empresas a encontrarem os profissionais com os perfis que precisam”, afirma Daniel Machado de Campos Neto, diretor-executivo da EDC Group.
--
A EDC Group é uma multinacional brasileira com atuação em toda a América Latina e EUA, na área de consultoria e outsourcing de serviços. Com mais de 10 anos de atuação no mercado, a empresa oferece serviços de Hunting, Temporários, Outsourcing, BPO e Projetos especiais, para as áreas de Engenharia, Manufatura, Logística, Agroindustrial, Telecomunicações, Serviços e Saúde, visando fornecer o profissional adequado a necessidade da empresa, proporcionando a cada colaborador a oportunidade de crescimento e desenvolvimento.
Com sede em São Paulo (SP) e filiais em Indaiatuba (SP) e Troy Michigan (EUA), a EDC conta com mais de 200 colaboradores para atender clientes como Siemens, Mercedes-Benz, John Deere, AGCO, ZF, entre outros. Saiba mais: https://www.edcgroup.com.br/ .
O novo perfil dos talentos da indústria automotiva pós-pandemia
A pandemia de Covid-19 agravou e tornou mais urgente a discussão do papel da indústria automotiva brasileira, que já vinha sofrendo com as rigorosas exigências de emissões desde o ano passado. Diante deste cenário, para retomar seu crescimento no Brasil, o setor terá que mudar a estratégia e o estilo do produto, pois o perfil do consumidor se alterou. Ele não está mais interessado em novos modelos, com diferentes potências e designs externos, mas sim, na mobilidade como conectividade e no meio de transporte sustentável e politicamente correto no que tange a emissões.
Mudança estratégica no setor
As grandes montadoras já iniciaram a movimentação para atender essa nova demanda, reduzindo muito seus investimentos no modelo de motorização e transmissão convencional, que corresponde a praticamente 99% do volume comercializado no Brasil, salvo algumas exceções de importados. Esta é a base para a discussão sobre se o Brasil vai se tornar um importador de veículos híbridos e elétricos, com tecnologia de conectividade embarcada, ou se grandes players vão investir nessa tecnologia local com subsídios do governo para aquisição de veículos pelo consumidor final ou, até mesmo, se o mercado se abrirá a uma terceira via de montadoras disruptivas, iniciando seus processos apenas de montagem no Brasil e na sequência seguindo com um percentual de localização.
Evolução tecnológica do produto
A alteração de tecnologias convencionais (ciclo Otto e Diesel), para tecnologias elétricas, eletrônicas e digitais, vem deixando os líderes de P&D e CEOs de muitas indústrias preocupados. O fato de diferentes conceitos de tecnologia, como eletrificação, capacidade autônoma e conectividade, por meio da crescente proliferação de dispositivos IoT, serem aplicados simultaneamente, torna o desafio para a retomada de crescimento do setor automotivo ainda maior.
Novo perfil dos talentos
Estas mudanças trazem a necessidade de um novo perfil de talentos para o segmento. Expertise, parceiros em P&D com footprint global e consultores com experiência em todo o ciclo de desenvolvimento e integração serão necessários para alavancar a transição de produto no Brasil, e o engenheiro automotivo experiente terá que passar por um processo disruptivo de pensamento e ciclo de desenvolvimento. Além disso, o período do planejamento até o lançamento do produto deverá ser mais rápido, bem como tecnologias como a OTA (over the air, atualização de pacotes de melhorias ou correções de softwares do veículo) se tornarão cruciais, claro que atendendo às questões de segurança e documentação.
Diante deste cenário, a EDC Group aposta nestas novas exigências do mercado automotivo e, por isso, vem ampliando seus investimentos na área de consultoria e outsourcing de serviços para este segmento, incluindo a abertura da sua filial nos EUA e a preparação de engenheiros para atender o novo perfil da indústria.
A EDC atua no mercado brasileiro há mais de 10 anos, com mais de 150 consultores voltados para o atendimento do setor automotivo e industrial. Além disso, contribuímos com projetos de eletrônica embarcada em grandes multinacionais desta área. Por isso, vamos conseguir ajudá-la a se adequar as mudanças exigidas pelo mercado.
Alessandro Domingues Alves
EDC Group
Checklist: o que não pode faltar no seu currículo
As dicas para criação de currículos parecem sempre as mesmas porque essencialmente há mesmo um grupo de informações que é considerado “obrigatório”. O que fazemos aqui é reuni-los como um checklist para você não se perder em nenhum detalhe:
- Inicie sempre pelas informações pessoais – nome, e-mail, telefone (com DDD), idade, cidade e estado onde mora – reunidas em único bloco. Endereço completo é relevante em cidade grandes. Verifique sempre todas as informações e mantenha-as atualizadas.
- Faça um breve resumo sobre seus conhecimentos adquiridos em todas suas experiências profissionais ressaltando pontos importantes das suas realizações.
- Relate suas experiências profissionais ordenando da mais recente/atual para a mais antiga, com período mês/ano e cargo – descreva quais eram suas atividades na função, quais resultados alcançou e como se destacou (projetos desenvolvidos). Explique de forma clara suas qualificações e atividades em cada experiência profissional.
- Em Formação Acadêmica também ordene da mais atual para a mais antiga. Sempre cite: o curso, ano de formação (ou quando irá se formar) e a instituição. Cite também os cursos extras realizados na sua vida profissional, estes são bem requisitados e considerados diferenciais para oportunidades e avaliações dos recrutadores.
- Ao citar idiomas não esqueça de colocar o nível de conhecimento (básico, intermediário ou avançado).
- Escolha uma fonte simples, de fácil leitura e seja suscinto.
- Edite constantemente seu currículo dando ênfase aos dados que sejam relevantes para a vaga que você está buscando hoje como profissional.
Focando no objetivo, que é conseguir a vaga, você saberá o que é mais importante citar e como ser assertivo.
Boa sorte!