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Com paixão, confiança e perseverança, empreendedor cresce e expande empresa até o exterior
Daniel Campos Neto, fundador e CEO da consultoria de RH - EDC, contou ao podcast Inspire, da Zoho do Brasil, o ponto de partida da sua jornada empreendedora. Em 2010, largou o emprego em uma multinacional e se juntou a um amigo para fundar a EDC.
“A pergunta é sempre se o que eu estou me propondo a fazer eu faria se ganhasse zero reais. Tenho prazer em fazer mesmo não ganhando dinheiro? Se você estruturar um negócio só pensando no quanto ele vai trazer de dinheiro, talvez você não entregue toda a paixão e motivação que precisa”
Veja a matéria do zoho.com/blog
Ouça a entrevista completa no nosso Podcast!
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Trabalho híbrido: 10 dicas para adaptar sua empresa e não errar na adoção do modelo
“O que vamos viver agora é o modelo híbrido, digital”, afirma Daniel Machado de Campos Neto, CEO da consultoria de recursos humanos EDC Group.
Especialistas conversaram com o Globo.com sobre o retorno ao escritótio e a implementação da nova rotina. Você pode acompanhar aqui a matéria completa com as 10 dicas para transformar esse processo mais tranquilo:
A TERCEIRIZAÇÃO É UM DOS SETORES QUE MAIS CRESCEM MUNDIALMENTE
Daniel Campos Neto, da EDC Group, falou com a "Super Varejo" sobre o crescimento do mercado de terceirização no Brasil.
“Após a reforma, foi possível acertar diversos pontos, e neste momento em que estamos vivendo, repleto de incertezas no cenário político, econômico, e por conta da pandemia, a flexibilidade de contratação do trabalho temporário e terceirizado passou a ser estratégica para as empresas”
Confira aqui a entrevista completa!
Como se adaptar ao modelo híbrido de trabalho?
Daniel Campos Neto, CEO e Fundador do EDC Group, conversou com a TV Nube sobre quais são os maiores benefícios desse novo modelo. “As empresas notaram a capacidade de seus funcionários trabalharem de casa e entregarem uma boa produtividade. Agora, com o retorno ao presencial, qual é o melhor equilíbrio? Quais são as vantagens? Você deve unir o melhor dos dois cenários.”
Acompanhe a participação da EDC no canal da TV Nube
EDC GROUP CRIA HOLDING E CRESCE 60% EM 2021
Com 11 anos de atuação, consultoria de RH quer quadruplicar suas vendas até 2024
Durante a crise econômica, que já dura quase dois anos por consequência da pandemia do coronavírus, algumas empresas deram verdadeiras lições de empreendedorismo, mostrando que sim, é possível crescer e expandir de forma orgânica mesmo em meio a um cenário de incertezas. É o caso da EDC Group, que atua há 11 anos no mercado e oferece serviços de outsourcing especializado, mão de obra temporária, hunting, BPO e projetos especiais, visando fornecer o profissional adequado à necessidade das empresas, proporcionando a cada colaborador a oportunidade de crescimento e desenvolvimento.
Com um crescimento de 60% em 2021, Daniel Campos Neto, CEO da EDC Group, percebeu que era hora de organizar as empresas dentro do grupo para atender os clientes de forma mais personalizada e ampliar a gama de serviços ofertados. A partir desse momento, a EDC Group se transforma em uma holding e passa a contar com três empresas especialistas:
EDC Serviços: Empresa de terceirização, mão de obra temporária e Hunting. Focada em receber as demandas do mercado por mão de obra qualificada, a EDC Serviços atende os clientes de forma completa, onde o trabalho está centrado em entender o perfil de profissional que o cliente precisa e buscar no mercado a melhor opção. Uma vez selecionado o melhor perfil verifica com o cliente se será uma contratação direta, serviço de Head hunting, ou através da EDC Serviços como temporário ou terceiro;
EDC Engenharia: Empresa de outsourcing especializado e BPO com grande experiência em mercados como automotivo, agribusiness, industrial, engenharia, facilities e correlatos. Com mais de 11 anos de expertise na formação e gestão de times especializados, a EDC Engenharia reúne em seu quadro profissionais como: engenheiros, técnicos e especialistas que estão prontos para auxiliar os clientes no planejamento e execução de projetos, podendo atuar com as equipes alocadas no cliente ou em seus escritórios;
EDC Uni: Empresa especialista em pessoas, desenvolvimento e aprimoramento em estratégias de RH. A EDC Uni conta com hunting C-level, treinamentos, palestras, mentorias, coaching e testes comportamentais. Além disso, empresa ajuda os clientes a desenharem as estratégias de RH para elevar a performance da empresa, seja na captação e retenção dos melhores talentos, no desenvolvimento das lideranças da empresa e selecionando os executivos do alto escalão. Tudo isso entendendo a cultura e valores do cliente.
A missão da EDC Group sempre foi atender de forma única e completa os seus clientes, resolvendo todos os problemas que envolvem o RH. “Temos em nosso DNA o objetivo de ser uma empresa referência, queremos que os nossos colaboradores tenham orgulho de trabalhar na EDC Group em qualquer uma de suas vertentes”, ressalta Daniel Campos Neto.
Desde o início da pandemia, em março de 2020, a EDC Group acumulou não só crescimento exponencial, mas também ganhou robustez. O departamento de RH passou a ser ainda mais visto como essencial dentro das empresas, pois as organizações precisaram colocar todos os seus funcionários em home office, oferecer benefícios e ainda cuidar da saúde mental daqueles que estavam trabalhando. Com esse novo cenário, a EDC Group foi parceira de seus clientes fornecendo suporte a todas essas novas demandas, e mais que isso, aplicou as mudanças e estratégias internamente.
“Foi um momento em que arriscamos e investimos na contratação de funcionários. Naquele momento, não demitimos ninguém do staff da empresa e ainda conseguimos digitalizar todo o sistema de RH. Quando a economia estava apresentando sinais de melhora, já estávamos prontos para a retomada”, conta Daniel.
De olho no futuro
Até o final deste ano, a EDC Group projeta crescer 60% em faturamento e daqui quatro anos espera ser quatro vezes maior. Sempre atenta ao movimento do mercado e de olho nas mudanças, a empresa já detectou que a longo prazo a terceirização de colaboradores e mão de obra será uma tendência, porém ela precisa ser vista de forma estratégica e gerar valor para as organizações.
“Atualmente nós utilizamos diversos serviços por assinatura, como os streamings, veículos e hospedagem por aplicativo, é o conceito de pagar pelo o que utiliza. Com a mão de obra terceirizada, seguimos o mesmo caminho, porém essa mudança precisa ser realizada de maneira humanizada, e aqui dentro da EDC nós já começamos a observar esse movimento. Vivemos no mundo de HRAS (Human Resource as a Service).”, finaliza o CEO da empresa.
OS CUIDADOS COM A SAÚDE MENTAL NO RETORNO AO TRABALHO
Consultoria de relações humanas ressalta a importância de um olhar mais humanizado aos colaboradores
A necessidade de adotar o home office devido à pandemia do coronavírus gerou e ainda gera inúmeros desafios, dúvidas e dificuldades, principalmente para as equipes de recursos humanos e líderes de empresa. Passados quase dois anos de todos esses acontecimentos, chegou a hora de voltar às atividades presenciais ou híbridas nos escritórios. E muito tem se falado sobre o que mudou na forma de trabalhar e como as experiências dos últimos meses impactarão no futuro.
“Todos nós fomos obrigados a nos adaptar às mudanças impostas pela pandemia. Além disso, a saúde mental de todos os colaboradores foi consideravelmente afetada e precisou ter uma atenção especial principalmente das empresas”, explica Grazi Piva, diretora executiva de desenvolvimento de relações humanas e pessoas da EDC Uni, empresa integrante da EDC Group. A EDC Uni tem como missão atender aos clientes de forma totalmente personalizada e com um olhar humanizado. “Trabalhamos com soluções integradas e estratégicas em todos os âmbitos de consultoria em relações humanas”, completa a diretora executiva.
Segundo uma pesquisa realizada pelo GPTW (Great Place to Work) sobre novas formas de trabalho, em parceria com a Bynd, especialista em mobilidade corporativa, foi percebido que muitos setores da indústria foram impactados pelas restrições causadas pela pandemia, o que contribuiu para um aumento expressivo das demissões e da taxa de desemprego no País.
“Assim como o mundo mudou, a forma de trabalhar e de contratação também. O perfil de contratação será totalmente diferenciado, assim como a concorrência pelas vagas em aberto. A pesquisa apontou que 42% das pessoas não querem voltar ao presencial, então isso me dá a chance de contratar talentos de diferentes de qualquer localidade para trabalhar. Mas vale lembrar, o home office não é um benefício e sim um modelo de trabalho”, explica Grazi.
Cuidado com a saúde mental
Um dos pontos cruciais e mais importantes que a EDC Uni percebeu durante a pandemia e a retomada aos escritórios foi que muitas empresas não adotaram nenhum procedimento para cuidar da saúde mental de seus colaboradores. O que implicou problemas no retorno ao ambiente de trabalho.
“Neste retorno híbrido aos escritórios, muitas empresas estão nos solicitando palestras motivais aos colaboradores, pois sabemos que muitos estão retornando estressados, desanimados, ansiosos e temerosos. Por isso destacamos que os cuidados com a saúde mental precisam se tornar prioridade uma vez que afeta tanto a produtividade no ambiente corporativo tanto no âmbito pessoal”, diz Grazi.
A diretora executiva da EDC Uni Grazi Piva destaca também outra questão que precisa ser pensada acerca do trabalho presencial são os relacionamentos interpessoais nesta retomada. “O isolamento social por conta da pandemia e o home office fizeram que as pessoas ficassem “enferrujadas”, proporcionando falta de sinergia nas equipes. Por isso, propomos que as empresas que adotaram 100% o home office, no dia que retornarem ao escritório, usem o ritual de cultura, ou seja, não dediquem o dia somente para o trabalho, mas aproveitem o momento para que as pessoas possam conversar e ter o contato físico. Um momento para descomprimir”, finaliza.
Sobre EDC Uni: Empresa especialista em pessoas, desenvolvimento e aprimoramento em estratégias de RH. Além disso, a EDC Uni conta com hunting C-level, treinamentos, palestras, mentorias, testes comportamentais e grandes inovações na área. A empresa auxilia os clientes a desenharem as estratégias de RH e elevar sua performance – seja na captação e retenção dos melhores talentos – ou no desenvolvimento das lideranças e estratégias da empresa, selecionando os executivos do alto escalão e formando as melhores equipes. Sempre valorizando e compreendendo a cultura e os valores dos clientes.
A empresa desenvolveu sua metodologia própria de atração de talentos, com foco nas pessoas, rapidez nos processos, estrutura de captação dos melhores profissionais e flexibilidade para se adaptar aos processos dos clientes, assim como atendimento no estilo HRAS (Human Resource as a Service), onde as empresas ganham um grande reforço na estrutura com um custo mensal recorrente, para que alcancem os melhores resultados através dos processos implantados e revisitados.